Bem vindo ao blog do JPD Mindelo ***EUA: MpD promove “convenção diáspora”***Mundo comemora Dia Internacional da Democracia - 15 de Setembro***

sábado, 30 de agosto de 2008

JpD com novo Coordenador em São vicente


CONFERÈNCIA DE IMPRENSA - 26/08/08


COORDENADOR DA COMISSÃO POLÍTICA JPD/ SÃO VICENTE»Despertar a nossa Geração

Caro amigo(a) e companheiro(a),
Ao longo dos tempos, fui-me apercebendo claramente da importância que a JpD tem na nossa sociedade e em especial para os jovens. Senão vejamos: o nosso partido debate-se pela Democracia defendendo a igualdade à partida para todos, enquanto que os partidos Socialistas percebem a justiça como estando no resultado. Nós jovens pretendemos uma boa e justa partida para lutarmos por um bom resultado. É na adolescência e na juventude que nós nos formamos e criamos os nossos ideais. É nesta altura que uma juventude partidária lutadora pela igualdade dos nossos direitos faz falta. Não tenho dúvidas que é a JpD a juventude partidária que mais pode e deve defender os ideais dos jovens, neste caso dos jovens do nosso concelho. Como sabem, o nosso concelho é formado maioritariamente por jovens. Aí a nossa responsabilidade é ainda maior.
Tendo consciência de tais factos, entendo claramente que a JpD de São Vicente é de todos os Sanvicentinos, mas principalmente dos jovens democratas estes estão alargados a todo o concelho.
Entendo também que a JpD deverá ter um papel activo junto das escolas, através de campanhas de prevenção em diversos domínios. Mas não fazer por fazer. Conhecer perfeitamente onde estão os problemas, a forma como os abordar e procurar com todos uma solução. Principalmente a problemática do abandono escolar.
Considero importante incentivar a proximidade e participação dos jovens das diversas actividades culturais, desportivas e recreativas desenvolvidas pelo Município, não só como forma de desenvolvimento cultural e social mas também como forma de convívio. A amizade torna a JpD mais humana, é isto que nos motiva.
A JpD de São Vicente deverá estar atenta aos ataques directos que recentemente este Governo tem realizado sobre o nosso Concelho numa tentativa de desvitalização do mesmo. Estes têm atingido especialmente os jovens e não é por acaso. Se nós somos o futuro, é este que eles querem pôr em causa. Estaremos atentos ao resto que nos querem tirar.
Sabendo que os ideais da juventude mindelense, è semelhança de outras, são de diversos níveis e de diferentes origens, como tal, lidero uma Comissão Politica multidisciplinar e dinâmica, com jovens sérios, empenhados e bem distribuídos espacialmente pelo concelho, com conhecimento para pôr em prática uma linha de pensamento politico que responda aos ideais da juventude mindelense e promova mudanças sociais e culturais dos nossos jovens.
Numa sociedade cada vez mais ocupada, com os jovens cada vez menos interessados com a política, é necessário usar os meios mais eficazes, práticos e abrangentes de chegar até eles, como a criamos um síte na internet atractivo, útil e actualizado funcionando como “sede virtual”.
Por isso assumo que irei lutar ao lado daqueles que querem fazer uma “revolução de mentalidades”. Isso só é possível com o trabalho de cada um de nós, e com a força do grupo acredito que deixaremos uma “pegada” democrata significativa.
Temos como grandes objectivos para o mandato:
• Promover a reactivação de Núcleos através da realização de eleições;
• Promover a criação de novos Núcleos;
• Promover colóquios e sessões de esclarecimento acerca das políticas nacionais e municipais;
• Realizar um calendário anual de visitas aos núcleos;
• Apostar na formação política dos nossos quadros;
• Realizar plenários temáticos periódicos e fóruns de discussão com temas que afectam os jovens.
• Incentivar o convívio entre todos os militantes através de actividades sócio-culturais realizadas periodicamente;
• Incentivar o convívio entre todos os militantes através de actividades lúdico- desportivas
• Promover a participação activa de todos os militantes e da integração dos mesmos nas actividades da JpD;
• Promover o contacto da Comissão Política junto das Associações de Estudantes secundários e universitários, no sentido de ouvir os seus problemas;
• Promover visitas de estudo a Instituições Politicas (Assembleia e Câmara Municipal)
Acredito numa JpD livre, onde os militantes não são apenas números para mobilizar para eleições ou agitar bandeiras, mas são agentes de opinião e discussão que enriquecem a nossa estrutura partidária enquanto espaço plural.
Agradeço a todos os que queiram participar duma forma livre, mas responsável, porque afinal o futuro da JpD São Vicente está nas mãos de cada um de nós, para um futuro melhor para São Vicente.
O Coordenador da Comissão Politica da JpD São Vicente
César Fortes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.