Bem vindo ao blog do JPD Mindelo ***EUA: MpD promove “convenção diáspora”***Mundo comemora Dia Internacional da Democracia - 15 de Setembro***

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Mensagem do Coordenador da JpD de São Vicente



DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Os jovens de Cabo Verde, que são mais da metade da população, são um dos mais importantes recursos humanos para o desenvolvimento do nosso país e podem ser agentes essenciais de inovação e de mudanças sociais positivas. No entanto, a dimensão da pobreza dos jovens priva Cabo Verde desse potencial. No nosso país, os jovens vivem com muitas dificuldades.

Acresce que, ainda que os jovens constituam uma grande parte da população activa, representam uma grande fatia do total de desempregados. O mercado de trabalho tem dificuldade em assegurar aos jovens empregos estáveis, que lhes ofereçam boas perspectivas, excepto quando são altamente qualificados. Sem um trabalho condigno, os jovens tornam-se particularmente vulneráveis à pobreza, o que, por sua vez, dificulta o acesso à educação e a serviços básicos de saúde, limitando ainda mais a sua empregabilidade. A longo prazo, os jovens desfavorecidos encontrarão maiores obstáculos à melhoria da sua situação e poderão não vir a usufruir dos benefícios que o emprego estável e a longo prazo proporciona, como o acesso a bens e recursos, redes sociais fortes e a participação na tomada de decisões na família ou na comunidade. Portanto jovens, o segredo está na educação e na formação. Agarremos a formação académica e ou profissional

O desafio que enfrentamos é: devemos prestar mais atenção à educação e, em especial, à transição da educação para o emprego. E a possibilidade de os jovens acederem ao pleno emprego produtivo deve ser um objectivo fundamental das estratégias nacionais de desenvolvimento, incluindo as políticas de redução da pobreza.

O governo em relação às prioridades em matéria de desenvolvimento deveria criar uma nova oportunidade de envolver os jovens nas decisões sobre questões que os afectam. Neste Dia Internacional da Juventude, aproveitemos essa oportunidade e redobremos os esforços para apoiar os jovens e levá-los a realizar o seu potencial, para benefício de todos. E que o Governo possa dar mais atenção aos jovens, criando empregos, dando oportunidades, criando créditos para os jovens e principalmente que os ditos programas do Governo possam ser colocadas em prática não só para os apoiantes do partido que suporta o Governo mas sim, para todos os jovens cabo-verdianos.
E VIVA os jovens de Cabo Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.